A ONA, Organização Nacional de Avaliação realizou um workshop nas dependências da ABC.
Veja como foi o workshop da ONA.
Avaliadores do Sistema Brasileiro de Acreditação participam de workshop
sobre avaliação dos serviços odontológicos
Com a participação de representantes das Instituições Acreditadoras Certificadas
(IACs) que integram o Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA), a ONA – Organização
Nacional de Acreditação realizou o workshop de apresentação do novo manual voltado
para os serviços de odontologia, no último dia 20/08, em São Paulo.
Estiveram presentes avaliadores do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da
Saúde (IAHCS), do Instituto de Planejamento e Pesquisa para Acreditação em Serviços
de Saúde (IPASS), da Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV), da Det Norske Veritas
(DNV), do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) e do Germanischer Lloyd (GL) que, juntos
com os representantes da ONA discutiram todos os detalhes para a certificação da nova
área de saúde que será atendida pelo SBA/ONA.
A apresentação do workshop foi feita por Carolina Moreno, assessora
técnica da ONA, com o apoio de Jaqueline Gonçalves, Péricles Góes
da Cruz e André Ruggiero.
O presidente da ONA, Luiz Plínio de Toledo, lembrou que por se tratar
de uma área nova, dúvidas em relação a aplicabilidade do manual de
acreditação dos serviços odontológicos poderão aparecer na medida
em que a metodologia for colocada em prática e que os avaliadores
devem estar atentos para identificar gargalos e dificuldades que possam
surgir tratando-se de um segmento para o qual até agora não havia
nenhum sistema de acreditação.
Coquetel de confraternização
Após o workshop, os avaliadores e representantes dasIACs participaram
do coquetel de confraternização no qual estavam presentes também os
representantes da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD)
e da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), parceiros da
ONA no desenvolvimento do manual, além de profissionais e professores
da área.
Entre os presentes, o Dr.Silvio Cecchetto, presidente da ABCD e membro
do Comitê Técnico responsável pela elaboração do manual, considerou
seu lançamento como "um momento valioso para a profissão", agradecendo
a toda equipe técnica pelo trabalho realizado. Outro integrante que participou
ativamente do Comitê Técnico, Dr. Claudio Miyake, afirmou que "a elaboração
do Manual, além de nortear o atendimento odontológico, oferecendo melhoria
continua na gestão dos serviços, representa um grande trabalho de
reconhecimento e valorização da Odontologia".
Já Maria Angela Marmo Favaro, secretária-geral da APCD, que representou o presidente Dr. Adriano Albano Forghieri na
ocasião, registrou: "Profissionais e pacientes precisam entender a qualidade na Odontologia, que deve ser percebida desde
a entrada do consultório".
Para a Dra. Rosely Cordon, do Centro de Excelência em Prótese e Implante da FOUSP (Faculdade de Odontologia da USP)
"a iniciativa contribuirá para que o profissional entenda o processo e alcance dos resultados desejados, começando pela
percepção do consumidor de que existe alguma coisa diferente no atendimento".
Como membro do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Dr. Rubens Corte Real de Carvalho representou o presidente da
entidade, Ailton Diogo Morillas. Para ele, "o Manual contém princípios que norteiam as melhorias nos serviços odontológicos
oferecidos à população, estabelecendo um padrão de qualidade já reconhecido nas outras áreas de saúde. Por isso mesmo,
a iniciativa da ONA só pode receber elogios".