A ABCD realizou uma entrevista com a Dra.Fernanda Reis de Azevedo que fala das qualidades dos principais alimentos e dos seus valores nutricionais à saúde oral.
ABCD: Dra Fernanda, qual a importância de uma boa alimentação para a saúde bucal?

Dra. Fernanda Reis de Azevedo: A nutrição e a dieta têm impacto na saúde oral de diversas maneiras. A alimentação é o principal fator etiológico para o desenvolvimento de cáries e a erosão do esmalte dentário, o status nutricional do indivíduo influencia também o desenvolvimento dos dentes e na resistência do hospedeiro a muitas patologias bucais, incluindo doenças periodontais e o câncer bucal.

Dra. Fernanda Reis de Azevedo: Alguns alimentos específicos têm papel importante na prevenção de problemas bucais como cáries, erosão do esmalte do dente e em menor grau, periodontite e câncer bucal. Dentre estes, os alimentos mencionados abaixo tiveram seus efeitos demonstrados em estudos com seres humanos e animais. O leite de vaca contém cálcio e fosfato em grandes quantidades que promovem a remineralização e previnem a desmineralização dos dentes; outro nutriente importante é a caseína que forma complexos estáveis de fosfato de cálcio fortalecendo o esmalte do dente; por último, as outras proteínas do leite presentes em menores quantidades são absorvidas pelo esmalte conferindo proteção extra contra sua dissolução ácida, prevenindo a erosão.O queijo possui cálcio, fosfato de caseína e fosfopeptídeos da caseína que, assim como no leite, promovem a remineralização do esmalte dentário. Sua ingestão também promove o aumento do fluxo salivar que mantém o pH da boca adequado.
O consumo de queijo após o consumo de açúcar impede que haja uma queda brusca no pH bucal, inibindo a ação das bactérias acido gênicas. Por todos os benefícios previamente demonstrados, os laticínios sem açúcar de adição têm seu consumo considerado seguro em relação à saúde oral. Os flavonóides presentes em frutas como maça e "cranberry" e nos chás verde têm ação antibacteriana, inibindo a aderência das bactérias na parede dos dentes. O chá preto aumenta a concentração de flúor nas placas dentárias, reduzindo
o potencial acido gênico do consumo de açúcar. Alimentos integrais, amendoim e chicletes sem açúcar também tem ação protetora já que servem de estímulo mecânico para o fluxo salivar. Finalmente, alguns estudos sugerem que o consumo de alimentos ricos em antioxidantes como beta caroteno, vitamina C e vitamina E são importantes para neutralizar as espécies reativas de oxigênio, que tem sua produção aumentada na doença periodontal e no câncer bucal, podendo gerar danos aos tecidos e células do indivíduo. Estes são encontrados em frutas, verduras, grãos integrais e sementes (girassol, abóbora).

ABCD: Quais os cuidados que se deve ter ao consumir estes alimentos?

Dra. Fernanda Reis de Azevedo:
Alguns alimentos como as frutas cítricas podem ter pontos bons e ruins. No caso da doença periodontal e do câncer bucal, estes alimentos, ricos em antioxidantes, mostram apenas benefícios, no entanto para pacientes que apresentam erosão dentária seu consumo deve ser restrito a no máximo dois representantes por dia, e sempre junto às principais refeições. Caso o consumo destas frutas não seja feito junto às refeições, o paciente deve ser encorajado a ingerir uma pequena porção de queijo duro (5 g), chicletes sem açúcar ou leite desnatado. Estes são capazes de neutralizar os efeitos acidodogênicos dos açúcares da dieta.
Além disto, pacientes que apresentam problema de erosão do esmalte do dente devem ter atenção redobrada no consumo de alguns outros alimentos considerados ácidos. Estes pacientes devem ser orientados quanto aos tipos de bebidas e comidas que podem causar erosão dentária. A leitura do rótulo nutricional dos produtos pode ajudá-los a identificar a presença de ácidos potencialmente erosivos, tais como cítrico, málico, fosfórico, tatárico, acético e carbônico. Os sucos de frutas, por exemplo, principalmente de frutas cítricas, são três a dez vezes mais destrutivas ao esmalte dentário do que as frutas em seu formato integral. Seu histórico alimentar deve ser levantado para determinar aqueles alimentos específicos que sejam relevantes ao quadro do paciente e a partir desta informação sua dieta deve ser adaptada visando à redução do consumo destes alimentos.
ABCD Brasil - Associação Brasileira de Cirurgiões- Dentistas
Rua Voluntários da Pátria, 547 - São Paulo - SP
CEP. 02011-000 - Fone.: 55 11 3017- 0955 - Fax.: 55 11 3017-0957
abcd@abcdbrasil.org.br
Desenvolvido por MixMkt/ICL