Para a prevenção de cáries, recomenda-se que se evitem bebidas e comidas adoçadas próximos do horário de dormir (com no mínimo uma hora de intervalo) já que o fluxo salivar e sua capacidade de neutralização está reduzida à noite. O último cuidado deve ser em relação a temperatura dos alimentos ofertados, há evidências de que comidas e bebidas escaldantes aumentam o risco de câncer bucal.
ABCD: Quais as principais doenças ocasionadas pela má alimentação para a saúde bucal e outras? Poderia falar um pouco a respeito?

Dra. Fernanda Reis de Azevedo: ingestão de açúcares, doces e alimentos refinados (bolos, biscoitos, pães doces etc.) em excesso tem um impacto muito ruim na saúde como um todo. Como conseqüência, há alterações importantes no metabolismo glicídico (resistência a insulina e Diabetes Mellitus), no metabolismo lipídico (Hipertrigliceridemia) e também na saúde oral. Atualmente existem muitos estudos que apontam o açúcar como personagem principal para o desenvolvimento das cáries, principalmente quando seu consumo acontece com alta freqüência ao longo do dia, especialmente entre as refeições. Foi demonstrado também que a progressão das cáries fica interrompida com a retirada do açúcar da dieta. Dentro deste grupo de alimentos adoçados e açucarados encontra-se outro perigo para saúde dos dentes: os refrigerantes. Sabe-se atualmente que estas bebidas, largamente consumidas nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, são o agente mais agressivo à integridade dos dentes, tendo papel definitivo na erosão dos dentes devido ao seu grande conteúdo de ácidos (ex: ácido carbônico). O baixo consumo de fibras na dieta, cujas fontes principais são frutas, verduras e cereais integrais também tem implicações em muitas áreas do organismo. A mobilidade intestinal, o controle da glicemia, a absorção de colesterol e o estímulo a produção salivar são ações de inestimável importância na manutenção da saúde. Por último, as deficiências de micronutrientes (vitaminas e minerais), muitas vezes relacionadas a uma dieta monótona e pobre em verduras e frutas refletem nos desequilíbrio das funções básicas do organismo (regulação de todos os sistemas). Na saúde oral a deficiência de micronutrientes também determina condições muito desfavoráveis. Alguns exemplos são: as deficiências na integridade do esmalte dentário ocasionadas pela falta de vitaminas A e D; a maior incidência de perda de dentes em indivíduos cujo consumo de cálcio se encontra abaixo do recomendado e o papel protetor da vitamina C no câncer oral e na doença periodontal.

ABCD: Pergunta aberta ao entrevistado para outras informações que achar importante...

Dra. Fernanda Reis de Azevedo: A dieta tem influencia a saúde bucal durante todo o ciclo de vida. Sabe-se que uma dieta saudável é essencial para o desenvolvimento e manutenção da saúde dos dentes, mas que igualmente, dentes saudáveis são muito importantes para permitir o consumo de uma dieta saudável e variada ao longo da vida. Demonstrando o papel complementar entre estas ciências. A saúde oral, no entanto, não deve ser vista isoladamente da saúde geral. As recomendações nutricionais propostas para manutenção da saúde oral e prevenção de suas complicações (cáries, doença periodontal, erosão e doenças infecciosas) são bastante similares àquelas utilizadas na prevenção das doenças crônicas relacionadas à dieta (Obesidade; Doenças cardiovasculares, Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial, Dislipidemia etc.). O aumento do consumo de frutas, verduras, alimentos integrais e redução no consumo de açúcar livres e alguns tipos de gorduras, são estratégias dietéticas para uma alimentação saudável e devem ser adotadas por todos os indivíduos a fim de manter o equilíbrio do organismo evitando o desenvolvimento de comorbidades. O aconselhamento dietético relacionado à saúde dentária é uma medida preventiva de baixo custo que deveria ser incorporada a programas de saúde bucal e de alimentação saudável.
ABCD Brasil - Associação Brasileira de Cirurgiões- Dentistas
Rua Voluntários da Pátria, 547 - São Paulo - SP
CEP. 02011-000 - Fone.: 55 11 3017- 0955 - Fax.: 55 11 3017-0957
abcd@abcdbrasil.org.br
Desenvolvido por MixMkt/ICL